10/16/2004

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação



"SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO"

«O Dia Mundial da Alimentação, proclamado, em 1979, pela Conferência organizada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations),http://www.fao.org/home/en/ tem por objectivo despertar o interesse das pessoas pelo problema da alimentação no mundo e reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza.
O Dia comemora a data da fundação da FAO, em 1945.
Em 1980, a Assembleia Geral aprovou a comemoração do Dia, tendo em consideração que "a alimentação é um requisito para a sobrevivência e o bem-estar da humanidade e uma necessidade humana fundamental"(resolução 35/70, de 5 de Dezembro).»

Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal  (já não está on line)

FAO em Portugal

-----------------------------
-------------------------------------

Dia Mundial da Alimentação 2015

 “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”








----------------------------------------
TEMA DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM 2013
«O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação – anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes.
Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.»

..............................
FAO-Food and Agriculture Organization of the United Nations <http://www.fao.org/>
..................................
..........................................

(um clique no botão "Give free Food-Click here" faz com que 1.1chávena de alimentos sejam disponibilizados em locais abrangidos por programas de erradicação da fome, graças ao apoio financeiro facultado pelas empressas cuja publicidade é feita neste sitio.)