4/23/2004

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

  • O dia 23 de Abril foi instituído pela UNESCO* como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com o objectivo de «promover a leitura, a publicação, e a protecção da propriedade intelectual através dos direitos de autor» como se pode ler na página da Organização.
  • Ler a história da comemoração deste dia aqui.

  • De acordo com a tradição catalã, por cada livro vendido neste dia, os livreiros oferecem uma rosa e muitas pessoas presenteiam livros e rosas a seus amigos e familiares. (fonte da imagem)
---------------------
    Dia Mundial do LIvro 2014
    Início da mensagem da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova

    «A história da palavra escrita é a história da humanidade.
    diamundiallivro_20141 O poder dos livros para promover a realização individual e criar mudança social é inigualável. Íntimos e ao mesmo tempo profundamente sociais, os livros abrem amplos caminhos de diálogo entre as pessoas, dentro das comunidades e através do tempo.

    Como declarou no seu discurso nas Nações Unidas, Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que foi baleada pelos Taliban por ir à escola:
    Vamos pegar nos nossos livros e nas nossas canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas.”

    No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a UNESCO convida todas as mulheres e todos os homens a unirem-se em torno dos livros e de todos aqueles que os escrevem e produzem. Este é um dia para celebrar os livros, como a materialização da criatividade humana e do desejo de partilhar ideias e conhecimento, de inspirar a compreensão e a tolerância. (...)»  Texto adaptado  daqui .

    Imagem : Cartaz da DGLAB é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz) ver aqui
    -----------------------------------------
        ..
          Dia Mundial do Livro 2013
          • Mensagem da diretora-geral da UNESCO ( United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization-  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) - em inglês
          • Bangkok- Capital do Dia Mundial do Livro 2013- Ver uma das suas maiores atrações nesta área: Bangkok TK Park
          • A imagem do cartaz DGLAB é da autoria de Gémeo Luís
          ------------------------------------------------------

          • World Book and Copyright Day ": 2006 -2005 ( in UNESCO Culture Sector)
          • Mensagem do Director Geral da Unesco a propósito do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor- 2005 em Espanhol , Inglês Francês (E em Português? É espantoso que sendo a Língua Portuguesa um dos idiomas mais falado no Mundo o site da UNESCO não lhe dê o lugar e a importância que devia!)
          • IIPLB- Instituto Português do Livro e das Bibliotecas : 2006- «Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.»
          • «Leia Mais, Viva Mais» Slogan da campanha portuguesa de 2007

          ...........      
          ....
            * UNESCO -United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (= Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura )
            .....................